A natureza prova que Deus existe!

Tenho estudado a fundo o livro de Romanos desde que em um curso de Teologia e Filosofia o professor afirmou ser este o livro mais importante da Bíblia em sua opinião. Claro, todos os 66 livros são importantes, mas o professor afirmou que, se não entendermos Romanos, dificilmente entenderemos os outros no que tange à revelação de Deus sobre como os seres humanos são salvos.

Isso me intrigou, pois eu amo estudar Teologia. Já li a Bíblia toda e a tenho relido ao longo desses 14 anos desde que me tornei cristã. Mas decidi ler mais uma vez o livro de Romanos e, desta vez, analisar com calma cada versículo para entender melhor a Doutrina da Adoção e o suposto dilema entre Lei x Graça.

Em Romanos 1:20 está escrito:

“Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido observados claramente, podendo ser compreendidos por intermédio de tudo o que foi criado…”

Me detive neste versículo e comecei a pensar que atributos invisíveis de Deus podiam ser conhecidos através da natureza. Listei alguns:

  • Deus é criativo: pois a natureza tem inúmeras espécies de plantas e animais, microorganismos, paisagens super diferentes desde desertos como o Saara até florestas exuberantes como a Amazônia. Existem muitos sons, e cores e sabores e aromas… Só um Deus muito criativo para inventar tudo isso.
  • Deus é generoso: pois a natureza nos fornece as matérias primas para tudo o que fabricamos e consumimos, suprindo assim nossas necessidades básicas e também os supérfluos.
  • Deus é bom: pois fez a água, o ar, o oxigênio, o ozônio, o solo, as estações do ano, tudo para que o ser humano pudesse viver com saúde.
  • Deus é perfeito: pois a Terra está na distância perfeita do Sol para que exista calor e luz na medida certa. Além disso há a gravidade, o ciclo da água, a decomposição da matéria orgânica, o corpo humano com suas células e órgãos, tudo funcionando em harmonia e perfeição para que a vida no planeta seja possível.
  • Deus gosta de disciplina e ordem: pois há leis na natureza que nunca deixam de funcionar, há uma lógica na cadeia alimentar, na forma como cada tipo de célula se comporta, e qualquer peça fora do lugar desencadeia desequilíbrio ambiental e sérias consequências no ambiente.
  • Deus é poderoso: ao vermos a força de um terremoto, de um vulcão, de um furacão, fenômenos tão estrondosos, imagino o poder Daquele que criou estas coisas.
  • Deus é amor: ao assistirmos o Discovery Channel ou olharmos para uma árvore no nosso quintal vemos o carinho de uma mãe com seu filhote como por exemplo as baleias, os passarinhos, os pinguins, os macacos, as leoas… Além do que, o ser humanos também não vive sem amor (amizades, família, animais de estimação, um casal apaixonado…).
  • Deus é uma pessoa: se há o homem e a mulher, seres vivos mais complexos que existem, com sua mente capaz de guardar memórias, sentir desejos, ter sonhos, ter consciência de si e dos outros, Aquele que criou tudo isso precisa ser uma pessoa, alguém maior, mais complexo e perfeito do que a criatura. Além de que a Palavra diz que somos feitos à imagem e semelhança de Deus. Se somos pessoas, Deus também é um deus pessoal, que pensa, que fala, que sente, que vê, que escuta e que se relaciona conosco.

É verdade. Mesmo que exista alguém no mundo que nunca tenha ouvido falar de Deus, se olhar para a natureza verá a Glória do Criador e crerá que existe um Deus justo e bom que opera no mundo, que merece ser glorificado e adorado por tudo o que é e por tudo o que faz.

E você? Olhando para a natureza você consegue enxergar algum outro atributo invisível de Deus? Deixe seu comentário para me ajudar a aumentar esta lista que fiz aqui neste texto.

Um grande abraço e que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vocês. Amém!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s